quarta-feira, 29 de agosto de 2007

07 de Setembro... “Independência” do Brasil...


Na letra do Hino Nacional Brasileiro um sonho... Um desejo... Uma esperança... Nele se expressa bravura. Luta. Decisão. Determinação. Força e garra de alguns homens e mulheres que sonharam com um Brasil independente capaz de caminhar sozinho com suas próprias iniciativas... e hoje o que vemos???
Prestemos atenção na letra do Hino Nacional do Brasil na versão metal de Jym.clik no endereço




Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte,Em teu seio, ó Liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívidoDe amor e de esperança à terra desce,Se em teu formoso céu risonho e límpido À imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso,E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada!Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada,Brasil !
Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo,Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais garridaTeus risonhos lindos campos têm mais flores;"Nossos bosques têm mais vida","Nossa vida" no teu seio "mais amores".
Ó Pátria amada, Idolatrada Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símboloO lábaro que ostentas estreladoE diga o verde-louro desta flâmula Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada!Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada, Brasil !

Pe. José Bento CSsR.

sábado, 18 de agosto de 2007

Maria, a vocacionada do Pai Eterno


Caríssimos jovens,

Estamos nos mês vocacional, tempo propício para refletirmos sobre que rumo tomar na nossa vida. Não podemos perder muito tempo porque esse passa e corremos o risco de ficarmos parados, estagnados e sem direção.
Temos a graça de pertencer a uma Igreja – Comunidade daqueles que crêem e sabem por que crêem – e nela encontrar exemplos de pessoas que de uma forma ou de outra contribuíram com a “graça salvífica de Deus”. Entre tantas destacamos “Nossa Mãe, Nossa Senhora”. Maria é o exemplo da “vocação cristã”. Ela não renegou o chamado de Deus e se pôs a servir.
Tornou-se então o templo do Espírito Santo, a Arca da Aliança, a Cidade de Deus Pai. Tudo isso porque ela acreditou nas promessas. Enfrentou o sistema de sua época. Desempenhou com maestria o seu papel de mãe, de líder e de Filha e Mãe de Deus. Nela esta o exemplo de paciência, força, compreensão e amor a ao projeto do Pai.
Todos nós somos chamados, a exemplo de Nossa Senhora, para colaborar na evangelização. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para evangelizar os pobres, proclamar a remissão dos presos, aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (Lc 4,18-19). Levar o Senhor dentro de si não é privilégio reservado só a Maria. Cada um de nós é chamado a ser, como Maria, uma “Arca da Aliança”, com a tarefa de levar o Senhor a todos os homens e mulheres.
É preciso, e com urgência, nos atermos ao compromisso de fazer algo pelo Reino. Existe um SINAL evidente que permite verificar se nós somos, nos dias de hoje, essa Arca da Aliança: a Alegria. Onde Maria chegava, provocava uma explosão de alegria (visita a Isabel... festa em Caná da Galiléia... entre outras). E nossa presença nos mais diversos ambientes? Provocamos a alegria? Ou somos motivo de tristeza? Afastamento? Discórdia? Conseguimos na nossa família, comunidade, grupos de amigos, no trabalho e lazer, comunicar esperança?
Caríssimos, para que possamos realizar a vontade de Deus na nossa vida é preciso, assim como Maria acreditar e ter fé e fé autêntica. Esta fé funda-se na escuta da Palavra e se manifesta na adesão incondicional a essa Palavra. É deixar tudo... Ou “quase tudo”... E deixar que se cumpra em nossa vida o projeto do Pai Eterno. Não é fácil a caminhada e nem poderia. Não é fácil acreditar... quando não vemos... não compreendemos... mas Maria nos ensina que vale a pena confiar nas palavras do Senhor.
Devemos crêr e nesse sentido me lembro da música do Eugênio Jorge:
Eu creio nas promessas de Deus (bis) eu creio nas promessas do meu Senhor.
Se sou fiel no pouco ele me confiara mais, se sou fiel no pouco meus passos guiará (bis)


Por Pe. José Bento CSsR.
20º domingo do tempo comum

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Cativar é preciso!!







Assista os videos e reflita...a partir da literatura de Exupery

As amizades são nosso bem e se nao cultivadas na fé toranam-se nosso mal.
Esse video fala muito das verdadeiras e boas amizades.


(fonte Youtube)

A santidade e a juventude




Seria possível um jovem do nosso século alcançar a santidade? Ele teria que abrir mão da sua juventude para tal feito? Quero começar aqui com um do discurso do Papa João Paulo II aos jovens da XVII Jornada Mundial da Juventude:

“Não espereis por ser mais idosos, para vos empenhardes no caminho da santidade! A santidade é sempre jovem, como eterna é a juventude de Deus”.

Jovem, é sobre isso que venho lhes falar, não espere demais para ser santo, você pode ser santo agora mesmo. Às vezes confundimos santidade com as imagens que vemos nas nossas igrejas, santos de cara fechada, carrancudos, sérios e etc., daí pensamos que pra ser santo devemos nos trancar dentro de um mosteiro em clausura para que possamos ser santos, daí logo vem o desânimo.
A juventude do nosso século tem confundido o sentido da santidade por isso não a tem buscado, mas jovem, tenho uma boa notícia para você que lê esse texto, você pode ser santo, alcançar o céu, voar nas assas do pai, e eu digo, o jovem deste século pode sim ser santo! Basta pedir a Deus esse dom, porque ser santo é um dom de Deus, e se você pedir a Deus ele lhe concederá, “E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá.” (Lc 11,9-10).
Jovem eu digo ainda mais, para ser santo você não precisa deixar de ser jovem, ser santo não é ter a cara fechada, ser carrancudo, ser santo é ser alegre e feliz porque Deus nos fez assim alegres e felizes, jovem, seja realmente jovem, mas não deixe de ser santo, e por fim um trecho da carta do Papa João Paulo II aos jovens!!!

Carta aos Jovens!!
Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema,
ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar,
mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar
e que saibam namorar na pureza e castidade,
ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos,
Santos do século XXI
com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres
e as necessárias mudanças socias.
Precisamos de Santos que vivam no mundo
se santifiquem no mundo,
que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola
e comam hot dog, que usem jeans,
que sejam internautas, que escutem dis man.
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia
e que não tenham vergonha de tomar um refri
ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema,
de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis,
abertos, normais, amigos, alegres,
companheiros.
" Precisamos de Santos que estejam no mundo;
e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo
mas que não sejam mundanos"

João Paulo II
Sejamos santos!

A todos que leram este artigo, PAZ E BEM.

Colaborador: Carlos Henrique Pereira, carloshphg@gmail.com.
Freqüenta a paróquia São Judas Tadeu no setor Coimbra.
Participa do Grupo de Oração Raio de Luz aos sábados 16h30min.

sábado, 11 de agosto de 2007

PAI HERÓI



Irmãos e irmãs,

Neste dia dos pais, resta a todos nós agradecer aquele que nos deu a vida.
Nós, filhos e filhas de Deus nascemos de uma família, ou se não, ao menos da união de um homem e de uma mulher. Cada um com uma missão especial, cada um com uma responsabilidade intensa. Desta união acontece e é gerada uma vida. A mãe participa com mais intensidade deste tempo sublime que é a gestação.
Desejamos prestar uma homenagem e rezar pelos nossos pais. Aqueles que com tanta dedicação, com tanto amor, não mediram esforços para nos educar e para nos ensinar o caminho do bem. Ele que culturalmente é tido como o chefe ou o representante maior da família, consegue até mesmo esconder seus sentimentos, seu jeito carinhoso de ser, para ser respeitado e assegurar a responsabilidade na sua missão de Pai de Família.
Empresto-me de um verso de uma música “Pai herói” do cantor Fábio Jr., que reflete muito do que podemos denominar essa figura paterna Pai, você foi meu herói meu bandido. Hoje é mais, muito mais que um amigo. Você faz parte deste caminho, que hoje eu sigo em paz. O resultado de uma sociedade perfeita é o reflexo da educação familiar. O filho, filha será no futuro aquilo que os pais com muito amor os ensinarem no presente. Pai não é somente quem gera. Pai é aquele que acompanha o desenvolvimento dos seus filhos. Pai não é somente aquele que dá presentes, mas é aquele que se faz presente. Aquele que conhece seus filhos e se faz amigo deles conquistando assim a confiança. Pai é aquele que confia em Deus e não mede esforços para educarem os filhos.

Irmãos e irmãs,

Que neste mês, possamos refletir sobre como estamos retribuindo aos nossos pais o amor que ele tem por nós.

Pe. José Bento CSsR.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

“Volta às aulas”


Após mais um período de férias escolares, em que nós jovens estudantes passamos, chega a o momento de voltarmos às aulas.
Nas férias brincamos, divertimos, descansamos, viajamos, curtimos a família e os amigos sem preocupar com horário de dormir ou acordar, afinal estávamos de férias.
Mas como na vida tudo tem o seu tempo, chegou o momento de voltarmos a as aulas, reencontrarmos com nossos colegas, professores e livros, que de seu modo partilha conosco o seu saber e na sua fragilidade aprende também com o nosso saber.
Diante a concorrência do mercado de trabalho, hoje em dia se faz necessário ter uma boa formação escolar e acadêmica, para conseguir um emprego e viver com o mínimo de dificuldades possível. O mercado de trabalho não é uma mãe que nos passa a mão na cabeça, infelizmente, ele é uma peneira em que seleciona apenas os melhores.
Muitos não conseguiram por falta de oportunidade e quantas vezes ouvimos alguém nos dizer isso, “No meu tempo eu não tive a oportunidade que você tem hoje para poder estudar”, imagine só quantas pessoas gostariam de ter tido apenas uma oportunidade para estudar e não tiveram. E hoje você tem essa oportunidade. APROVEITE – A.
Mas não basta apenas ter oportunidade é preciso ter também força de vontade para conseguir alcançar os seus objetivos. Por isso se faz necessário abraçar as poucas oportunidades que passam a nossa frente, com a vontade e certeza de vencermos na vida e ser uma pessoa cada vez melhor.
Então nesses dias em que voltamos às aulas, tenhamos em nós a consciência e a importância que o estudo tem em nossa vida e em nosso futuro. Com sempre ouvimos, “a única coisa que não nos pode ser tirado é o nosso conhecimento” e esse pode ser conseguido através do estudo.
E nunca se esqueça: “Se você acredita que pode, você está certo. Se você acredita que não pode, você também está certo”.
Acredite em você, acredite em seu potencial, você é aquilo que acredita ser.

Colaborador: Walisson Martins. Trabalha com a juventude e é acadêmico de Administração na Faculdade Alphosiano de Trindade-GO.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

AGOSTO MÊS VOCACIONAL.



NESTE MÊS, CELEBRAMOS VÁRIOS SANTOS DA IGREJA ENTRE ELES, SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, DOUTOR DA IGREJA E FUNDADOR DA CONGREGAÇÃO DOS REDENTORISTAS. TAMBÉM NESTE MÊS REFLETIMOS SOBRES AS VOCAÇÕES EM TODOS OS NÍVEIS; LAICAIS E SACERDOTAIS/RELIGIOCSAS.


O que é vocação?

- Vocação é o chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana.
- É um gesto gracioso de Deus que visa a plena humanização do Homem.
- É dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando a construção do Reino de Deus.
- É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão.
- Toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus.
- Deus elege por causa de alguns (comunidade) e esta eleição se manifesta no nosso dia a dia.

A mensagem do Evangelho à um convite contínuo a seguir Jesus Cristo. Vem e segue-me. (Mt 9,9 ; Mc 8,34; Le 18,22; Jo 8,12).

VEM-CHAMADO: é um convite pessoal dirigido por Deus a uma pessoa.

SEGUE-ME - MISSÃO: é o seguimento da prática de Jesus.
É uma iniciativa gratuita, proposta que parte de Deus (dimensão teológica). Impulso interior de cada pessoa onde conscientemente responde ao plano de amor de Deus (dimensão antropológica).

Distinção

Para compreendermos em profundidade o significado da vocação, precisamos fazer a distinção entre: VOCAÇÃO FUNDAMENTAL e VOCAÇÃO ESPECÍFICA

A) VOCAÇÃO FUNDAMENTAL: Entendemos por vocação fundamental o chamado de cada pessoa: à vida, a ser Filho de Deus, a ser Cristão, a ser Igreja. A tomar consciência de que todos somos irmãos e fazemos par te do Reino de Deus.
Pela revelação sabemos que todos os homens foram chamados por Deus a santidade (Gn 1,26; 2,7; lPe 1,15-16). É um chamado a desenvolvermos plenamente todas as nossas potencialidades. Todas as vocações específicas derivam desta vocação fundamental.
Pelo Batismo todos fomos chamados a viver a Santidade. A P.V. deveria ser a Pastoral daVocação Fundamental, sob a qual é possível descobrir a Vocação Específica.

B) VOCAÇÃO ESPECÍFICA:
Entendemos por vocação específica a maneira própria de como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental, como leigo, sacerdote ou religioso.
As vocações específicas são três: LAICAL - RELIGIOSA E SACERDOTAL

COMO DEUS CHAMA ?

- PESSOALMENTE E PELO NOME
- PELOS VALORES QUE NOS ATRAEM
- PELA COMUNIDADE
- PELAS NECESSIDADES DO MUNDO E DA IGREJA
- ATRAVÉS DE MEDIADORES DIRETOS


Que Maria, a vocacionada do amor, interceda por nós no nosso discernimento vocacional.



Pe. José Bento CSsR